Tuesday, January 5, 2010

Dias 30 - Angola, Cabinda

Meus caros, para os leigos apresento a fibra óptica... sim aquela cena fixe e baril que vêm nos anúncios ao MEO... para superarem essa do baril e fixe fiquem com esta:

A Fibra óptica é um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz, podendo apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.

A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação, é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas.

As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas electromagnéticas (como a luz) uma vez que são transparentes e podem ser agrupadas em cabos. 

Mesmo confinada a um meio físico, a luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão (velocidades) elevadíssimas, da ordem de dez elevado à nona potência a dez elevado à décima potência, de bits por segundo (cerca de 1Gbps), com baixa taxa de atenuação por quilômetro.

As fibras ópticas apresentam bastantes vantagens sobre os sistemas eléctricos:


- Dimensões Reduzidas
- Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
- Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilómetros;
- Imunidade às interferências electromagnéticas;
- Matéria-prima muito abundante.

Como desvantagens apenas o custo, ainda, elevado de compra e manutenção.

  • As fibras ópticas podem ser basicamente de dois modos:
    -->Monomodo: 
    - Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra.
    - Dimensões menores que as fibras ID.
    - Maior banda passante por ter menor dispersão.
    - Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.
    -->Multimodo: 
    - Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas).
    - Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores.
    - Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distância tem muita perda.

Podemos encontrar aplicações do uso de fibra óptica na medicina (endoscopias por exemplo) como também em telecomunicações em substituição aos fios de cobre.

Para mais informação frequentem aulas de POE e PROE, entre outras cadeiras, neste caso mais cadeirões, do belo curso de Eng. Electrónica e Telecomunicações, da grandioasa Universidade de Aveiro... desculpem lá, mas é a melhor do país, agora então que vai ter Medecina, há dúvidas???

Haja CAN!



- 6 dias para o primeiro jogo da CAN em Cabinda;

- Supostamentem 33 dias para me por a andar daqui, e voltar a PT!



2 comments:

Luis said...

Blá, blá, blá...grrr, que seca!!!! :)

Verónica said...

E trocares aquilo por miúdos, não???***