Em directo de Angola:
1ª impressão : porque é que ainda agora saí do avião e já tenho as calças de ganga coladas às pernas?
Enfim... passar o controlo de imigração, com uma fila para os PALOPs, pequena por sinal, e nós na fila dos Estrangeiros, enorme por sinal.
Visto carimbado, e as malas???? Tranquilo, chegaram todas.
À nossa espera os magníficos bólides todo o terreno, que nos levam a casa, no meio de um trânsito, com filas imperceptíveis e aos zigue-zagues, caótico. Percurso com bastantes atalhos e só para quem conhece a cidade.
Em casa finalmente... porto de abrigo dos próximos 2 ou 3 dias...
Ah e tal, vamos conhecer a Nxo Angola... e tomar o pequeno-almoço, e trocar USD por Kwanzas, cada USD a 92 Kwanzas. Já tinha dinheiro para o pequeno-almoço ( um compal e um palmier) e para o almoço ( arroz branco, batata frita e peito de frango assado). Quase que diria estar em Portugal, pelas refeições.
A verdade é que não estou em Portugal, imagine-se ruas cheias de gente, um trânsito caótico em certas ruas, que faz com que o IC 19 pareça um menino...lol
Parece impossível como não há toques a cada arranque...
Apesar de tudo isto, todos conduzem com uma calma e descontração de quem já sabe que a regra para conduzir em Angola, pelo menos em Luanda, é usar cinto de segurança e meter-se no mais pequeno buraquinho de um cruzamento, ou rotunda à frente de alguém que em Portugal teria obviamente prioridade.
Existe ainda o contraste de bairros típicos ( imaginem as favelas do brasil) com lixeiras a céu aberto, com carros topo de gama...
Hoje com a passagem de uma comitiva de um Kumité qualquer do MPLA o percurso para casa no sentido contrário estava como que escoltado com militares com as suas AK-47 ( aka Kalashnikov), enquanto passavam carros pretos topos de gama, obviamente que blindados, penso eu de que...
À porta de cada banco dois seguranças, um com um detector de metais outro com a sua companheira Kalashnikov. Segundo me disseram não estão lá a fazer nada. - Mas isto está assim tão seguro? - pergunto eu na minha ingenuidade, ao que me respondem que estarem ou não estarem vai dar ao mesmo, quem quiser assaltar assalta. - Ah bom!- disse eu.
Estacionamento: ainda mais caótico que o trânsito.
Solução: Simples, carro em segunda fila com um papel no interior do retrovisor, com o número de telemóvel do condutor. Assim quando alguém quiser sair, não buzina com em Portugal, mas apita para o número de telemóvel. ( Azar o do colega que lhe tocou o telemóvel à hora de almoço). Mas sem dúvida algo a aplicar em PT.
Apesar de isto tudo, há algo no ar, para além do cheiro a esgotos a céu aberto... mas isso ainda vou ter de perceber o que é...
Se gosto disto? Sinceramente não sei... mas anda algo no ar, seja pela simplicidade das pessoas, seja por pura e simplesmente estar num país de África... mais tarde vos direi!
Agora que cá estou, se fiz 8 horas de voo, podia desanimar, pois podia, mas não era a mesma coisa!
Até breve!!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment